quinta-feira, 3 de maio de 2012

Em uma sociedade globalizada...

Ao longo das últimas décadas o mundo vem desenvolvendo um patamar de auto globalização, neste novos tempos a sociedade vem se modificando a passos largos, neste contexto o ser-humano vem aperfeiçoando novos métodos de comunicação que nos levará a caminhos que ainda não podemos prever. Você já parou para pensar que situações que tornavam os seres mais sociáveis vem se modificando? Há algunsanos era comum vizinhos se cumprimentando ao chegar ou ao sair de casa, hoje são apenas poucas palavras quando não, uma simples buzinada como cumprimento ou simples gesto com a mão. E os laços afetivos estãose alargando, as relações vem tomando novas formas e características sociais.
Nosso mundo vem assumindo novas posturas e as relações são baseadas no virtualismo, os namoros virtuais, as fertilização in vitro, partes do corpo humano sendo substituídas por robôs, coração vira máquina e os sentimentos humanos se baseando em meros programas, somos hoje meio androides. Amizades virtuais e até mesmo os locais onde eram point dos jovens vem tomando novas formas neste novo mundo, as compras são virtuais, pagamentos são online, as faculdades são à distância e as relações de amizade, companheirismo, a troca de experiências, as vivencias que levavam ao conhecimento mais amplo do ser homem, estão sendo extintas. E não para por ai, o bom dia na saída do prédio jánão dá mais, os porteiros são eletrônicos, nos banco caixas são rápidos ou internet bank e até o velho cinema hoje está sendo substituído pela tela de led de um computador que podem ser vistas em nossas casas. O velho barzinho que era o point no sábado a noite hoje está sendo substituído, pelo MSN, ORKUT, FACEBOOK só o que ainda continua o mesmo, é o velho refrigerante, mas, que agora é 0, e a  pipoca é  light, claro!
Já não há espaço para a saudade, pois quando há um tempo, passam-se um e-mail, MSM ou scrap, se está longe conversamos pelo MSN, já não se manda mais flores, mandam-se (f), florvitual , não se sentem-se mais o calor humano, manda-se um abç, ou um bjs, não paramos mais para dar boas risadas, não há tempo! Somente um rsrsrs, um kkkk ou se a piada digitada for boa mesmo, dizemos (lol). Os mecanismos que foram criados para tornar o mundo menor, também nos torna mais máquinas e menos humano e as relações sociais nos distancia, espere ai! não devia ser o contrário?Sempre ouvi dizer que o mundo acabaria um dia, e acho que o meu mundo hoje, acaba todos os dias em que acordo e não tem internet.


                   Américo Ribeiro. 


Hidrolândia-Ce, 03 de Maio de 2012.

7 comentários:

  1. As coisas mais simples estão ficando de lado :(

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bem complexo isso, pq a mesma internet que me permite falar com amigos que não vejo a tempos e moram do outro lado do país me distancia do me amigo que é meu vizinho e só falo pelo Skype, sera que se meus bons amigos distantes morassem aqui pertinho eu iria la ou continuaria só mesmo no bate papo virtual?
    e algo a se pensar... Mas como tudo é relativo, também tem um lado bom, conheço varias pessoas que se conheceram pela net e não se desgrudam mais nem um segundo rsrsr
    Mas não troco meu barzinho com os amigos por nada...
    Muito bom o texto parabéns ^^

    ResponderExcluir
  4. Bem, o que ele disse é verdade, eu não quero levar para o lado religioso, mas tenho o custume de sempre lê a Biblia, e já vi que, "quem almenta conhecimento, almenta aborrecimento". Sou mais uma vida social como a de antigamente, onde as pessoas davam "Bom Dia!, Boa Tarde! e Boa Noite1", Homem e Mulher sabinham se dá respeito e Respeita, o jovem Respeitava o mais velhor, a criança não respondia os pais!
    Muito bom o seu texto meu amigo, e muita verdade você também conta no texto, você está de parabéns

    ResponderExcluir
  5. É verdade tudo esta mudando quanto mas o tempo passar as coisa boa e simples de fazer estam sendo trocado....

    ResponderExcluir
  6. Pura verdade Américo Ribeiro, concordo plenamente!!!!

    ResponderExcluir
  7. Sem duvidas um belo texto, com bons e verdadeiros exemplos do cotidiano de qualquer pessoa que hoje vive na era digital, enfim , ta de parabéns pelas palavras.

    ResponderExcluir