terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Professores e alunos de Hidrolândia recebem tablets como premiação

Um total de 12 alunos e 3 professores de Hidrolândia receberam na último sábado (dia 14 de dezembro de 2013) na Escola Adail Freitas Marinho a premiação pelos melhores trabalhos apresentados na Feira Municipal de Ciências e Cultura de 2012. Todos receberam tablets das mãos do Vice-prefeito, Henrique Cezar Martins Gomes e da Secretária de Educação, Deuzelina Farias. 
Receberam a premiação os alunos do Ensino Fundamental: Lucas Sena, Angélica de Sousa e Francisca Jaqueline e a professora Rita Maria Parente (Escola Adail), alunos Lissandra Paiva, Stephanie Soares e Talita Roberto e a professora Marcia Maria (Escola Adail), alunos Willian Martins e Jeú Silva e o professor Mateus Crisóstomo (Escola Olcino). Do Ensino Médio receberam os alunos Antônio Gilson Farias, Lucas Gomes e Luiz Yure Martins, além da professora Mariza da Escola Profissionalizante Francisca Maura Martins. 
O Projeto FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA – NOSSA HISTÓRIA E NOSSO AMBIENTE: AMPLIANDO AS PERSPECTIVAS DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO possui a Coordenação Técnica do Professor Henrique Gomes e é realizado em Hidrolândia desde 2011, quando o mesmo ainda era Secretário de Educação do município.
O projeto conta com apoio do CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que, através desta iniciativa, objetiva incentivar a realização da iniciação científica e tecnológica nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, impulsionando a formação de alunos e professores pesquisadores, que participam da construção do conhecimento nas mais diversas áreas, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos mais críticos e atuantes. O CNPq apoia este tipo de iniciativa em apenas dois municípios do Ceará. 
Durante o projeto, os alunos das Escolas Municipais e Estaduais, com apoio dos professores, elaboraram seus projetos de pesquisa, realizam ações de estudo e pesquisa de campo, sistematizam as informações e tiram suas próprias conclusões, que, ao final, são apresentadas publicamente no dia da Feira de Ciências e Cultura.  Apenas os melhores trabalhos de cada escolas são apresentados na Feira Municipal. 
Durante o dia da Feira Municipal mais de três mil pessoas visitam os stands e presenciam as apresentações. Uma Comissão Municipal seleciona os melhores trabalhos. 
Vale salientar que os melhores trabalhos da Feira Municipal são inscritos para a Feira Estadual, promovida pela Secretaria Estadual de Educação e UFC- Universidade Federal do Ceará. Em 2012, seis equipes do município de Hidrolândia apresentaram-se na Feira Estadual e uma desta (da Escola Olcino Pereira de Sousa), com o tema da Arborização Urbana, recebeu a premiação de melhor trabalho do Estado do Ceará na área das Ciências Ambientais. 
Em 2013, oito equipes de Hidrolândia iram se apresentar na 6ª Feira Estadual, que será realizada nos dias 17, 18 e 19 de Dezembro em Fortaleza.
Em 2014 o PROJETO FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA – NOSSA HISTÓRIA E NOSSO AMBIENTE: AMPLIANDO AS PERSPECTIVAS DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO, pretende voltar com toda força. Serão realizadas capacitações para os professores. Grupos de alunos pesquisadores serão constituídos nas escolas, que iniciarão seus trabalhos de pesquisa nas diversas áreas. Os melhores alunos receberão bolsas de iniciação científica, além de outras premiações. 
O projeto pretende incentivar o debate e a construção do conhecimento, sobretudo na área ambiental, com enfoque na melhoria da convivência com o semiárido, bem como no tema da reconstrução da história, memória e cultura do município. 
São objetivos maiores do Projeto, contribuir para a estruturação no município de um MUSEU MUNICIPAL e de um CENTRO DE ESTUDOS AMBIENTAIS.  

Fonte: Hidrolândia 24 Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário